Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Estados Unidos. Pelo menos um morto e um ferido em tiroteio na sede da NSA

  • 333

As imagens aéreas mostram dois veículos danificados

Reuters

Os tiros foram disparados pela polícia depois de dois homens terem tentado forçar a entrada na base militar de Fort Meade, em Maryland, que alberga a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos e onde trabalham cerca de 40 mil pessoas. FBI diz que o incidente não ligações com o terrorismo.  [em desenvolvimento]

Raquel Pinto

Raquel Pinto

Jornalista

Dois homens, no interior de uma carrinha preta, tentaram forçar a entrada na base militar de Fort Meade, no condado de Anne Arundel, em Maryland, onde está sediada a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, sigla em inglês). A polícia terminou com a investida com disparos. Um dos suspeitos alvejados morreu e o outro ficou "gravemente ferido", noticia a CNN.

O incidente terá ocorrido pouco depois das 9h00 locais (14h00 em Lisboa) no acesso principal ao complexo da NSA, ainda que longe da maioria dos edifícios. "Os dois homens tentaram conduzir o veículo em direção à NSA sem autorização e o pessoal da segurança impediu-os de ter acesso aquela instalação, segundo um comunicado a NSA, citada pela Fox News. 

A investigação já está nas mãos do FBI, em coordenação com a NSA e outras autoridades, de acordo com os media norte-americanos, e estão a ser recolhidos testemunhos. 

As autoridades ainda não forneceram detalhes que permitam perceber os contornos da alegada invasão e as motivações, mas as imagens aéreas mostram duas carrinhas danificadas num aparente choque -  uma identificada como sendo da polícia e outra, de cor preta, sem insígnia, e que será a dos suspeitos. Num aviso de que esta seria uma informação preliminar, duas fontes oficiais norte-americanas relataram que um deles estaria vestido como uma mulher, avança o "Washington Post". Já a Fox News e a NBC News referem que seriam ambos disfarçados.

A NBC News avança que o veículo é roubado - trata-se de um Ford Escape registado em Maryland, tendo sido encontrado no seu interior uma arma e droga. 

Duas pessoas foram levadas para o hospital, mas não é claro se se tratam dos suspeitos, o morto e o ferido, ou se há um segundo ferido. A BCC fala em duas pessoas feridas, além da vítima mortal. A Fox News informa que um polícia ficou ferido no braço, citando uma fonte não identificada.  

Amy J. Thoreson, porta-voz do FBI de Baltimore, refere ao "Washington Post" que a cena do tiroteio estará "contida" e "não acreditamos que esteja relacionado com o terrorismo". Perto de 11 mil militares e 29 mil funcionários civis trabalham na base de Fort Meade, localizada a cerca de 30 quilómetros a nordeste de Washington. Além da NSA, o campus militar alberga outros organismos cruciais na defesa dos EUA, como a Agência de Sistemas de Informação da Defesa norte-americana e o Cibercomando dos EUA. 

[notícia atualizada às 19h58]