Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Equipas de resgate encontraram "vários destroços espalhados" do avião que caiu

  • 333

FOTOS REUTERS

As operações de resgate têm como obstáculo os difíceis acessos à zona montanhosa, assim como as condições climatéricas. Elementos espanhóis e franceses juntaram-se às equipas francesas. Avião da Germanwings despenhou-se nos Alpes franceses com 150 pessoas a bordo.

"Há vários destroços espalhados. As equipas depararam-se com o aparelho totalmente desintegrado em várias peças, nenhuma delas maior do que um pequeno carro, com os cadáveres escondidos entre os destroços", afirmou Gilbert Sauvan, presidente do conselho geral da região de Haute Provence, nos Alpes, citado pelo "le Fígaro".

Segundo a CNN, vários elementos espanhóis e alemães juntaram-se a bombeiros, polícias e equipas médicas francesas nas operações de resgate. Os trabalhos têm como obstáculo os difíceis acessos à zona montanhosa, assim como as condições climatéricas - segundo as previsões, a neve deve continuar esta quarta-feira.

"Aceder ao local do acidente é mesmo muito complicado e o tempo não ajuda", afirmou o autarca de Barcelonnette, Pierre Martin-Charpenel, citado pelo jornal "Le Fígaro."



O Airbus A320 da companhia low cost alemã GermanWings despenhou-se a cerca de  1500 metros de altitude, num vale entre montanhas cobertas de neve. "A zona só é acessível por via aérea. Há muito poucas estradas e é muito complicado para passar a pé ou a rapel", afirmou à AFP o tenente-coronel de Seyne, John Paul Bloin. De acordo com o responsável, todas as operações terão que contar com a supervisão da Força Aérea francesa. 

Entretanto, já foi recuperada uma das caixas negras do aparelho. O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, garantiu que o objeto vai ser "imeditamente analisado", a fim de se poderem obter as primeiras conclusões sobre as causas do acidente. 

O Airbus A320 da Germanwings desceu de altitude durante cerca de oito minutos antes de se despenhar nos Alpes franceses e desaparecer dos radares, sem a tripulação ter efetuado qualquer pedido de socorro. O aparelho partira de Barcelona às 10h01 (9h01 em Lisboa) num voo com destino a Düsseldorf.