Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

"É um cenário de terror", diz MNE alemão que sobrevoou local do acidente

  • 333

FOTO TOBIAS SCHWARZ/AFP/Getty Images

"A dor das famílias e entes queridos é imensurável. Nós devemos estar com eles. Estamos todos unidos em grande sofrimento", declarou Frank-Walter Steinmeier nos Alpes franceses.

"É um verdadeiro cenário de terror". Foi assim que descreveu o local da queda do avião da Germanwings - que se despenhou esta manhã nos Alpes franceses-, o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier.

"A dor das famílias e entes queridos é imensurável. Nós devemos estar com eles. Estamos todos unidos em grande sofrimento", declarou o governante citado pela CNN, depois de sobrevoar o local de helicóptero.

Segundo os dados da companhia Germanwings, seguiam a bordo do avião 67 cidadãos alemães entre os 144 passageiros: 45 espanhóis, 2 australianos, 2 colombianos e 34 de nacionalidade desconhecida.

A companhia low cost anunciou o cancelamento de vários voos, após a tragédia cujas causas ainda estão por apurar. "Há tripulações que não querem voar depois de terem ouvido as notícias da queda do avião", afirmou um porta-voz da Germanwings.

Entretanto, as primeiras fotografias aéreas, que só serão analisadas amanhã em pormenor, mostram destroços do avião, uma parte da fuselagem e seis janelas espalhadas por uma montanha íngreme.



"Nós vimos uma aeronave que tinha sido literalmente partida em bocados, os corpos estão num estado de destruição, não há um pedaço de asa ou fuselagem intacta", disse à Reuters Brice Robin, procurador da cidade de Marselha.

A caixa negra do aparelho, que foi localizada a cerca de 100 km de Nice, deverá ser "analisada imediatamente", segundo o ministro francês do Interior, devendo ajudar as encontrar as possíveis causas do acidente.  

O voo 4U 9525, que partiu esta manhã de Barcelona (Espanha) com destino a Düsseldorf (Alemanha) despenhou-se próximo da localidade de Barcelonnette, na região de Digne-les-Bains, nos Alpes franceses, com 150 pessoas a bordo: 144 pasasgeiros  seis tripulantes.