Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Duzentas jovens e 93 mulheres resgatadas na Nigéria

  • 333

Forças armadas nigerianas encontraram-nas na floresta de Sambisa, a noroeste da Nigéria. A nacionalidade das vítimas ainda não foi confirmada.

Na sequência de uma operação de resgate levada a cabo pelas forças armadas nigerianas para destruir acampamentos controlados por membros do grupo terrorista Boko Haram, foram encontradas na floresta de Sambisa (a noroeste da Nigéria) 200 jovens e 93 mulheres. 

Foi o porta-voz das Forças Armadas nigerianas, Chris Olukolade, quem deu a notícia. No entanto, não conseguiu identificar as vítimas libertadas e as suas origens. Também não precisou se alguma delas era originária de Chibok,  o local onde cerca de 200 jovens foram raptadas em abril do ano passado. Afirmou apenas que é necessário "fazer investigações sobre o caso". 

"Só posso confirmar que foram resgatadas esta tarde 200 jovens e 93 mulheres em diferentes campos na floresta [Sambisa]. Ainda estamos a determinar as suas origens. Providenciaremos mais detalhes depois", afirmou aos jornalistas locais. 

Muitas pessoas têm expressado no Twitter o desejo de, entre as vítimas libertadas, estarem as jovens raptadas pelo grupo extremista no ano passado.