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Debelada avaria que levou o caos aos aeroportos de Londres

Ainda são desconhecidas as causas do incidente

Getty

Uma avaria no sistema informático que controla o tráfego aéreo britânico obrigou ao cancelamento de todas as partidas e chegadas nos aeroportos da capital. Situação durou pelo menos uma hora.

A autoridade de tráfego aéreo britânica (NATS) anunciou a reabertura do espaço aéreo de Londres, após ter estado pelo menos uma hora encerrado devido a um problema informático. No entanto, mantêm-se algumas restrições aos voos.

"Depois de uma falha técnica no centro de Swanwick, que controla o tráfego aéreo, o sistema foi restaurado e podemos regressar à operação normal", refere um comunicado do organismo, citado pela AP.

O problema foi resolvido duas horas antes do previsto, uma vez que a autoridade tinha informado num comunicado anterior que estavam a ser feitos "todos os esforços" e que a situação deveria estar solucionada às 19h.

O organismo negou o encerramento do espaço aéreo britânico, explicando que a sua capacidade foi apenas condicionada a fim de se resolver a situação. "Pedimos desculpa por qualquer atraso", disse em comunicado.

No entanto, a organização Europeia de Navegação Aérea, Eurocontrol, garantiu que o espaço aéreo britânico esteve mesmo encerrado.

A situação vivida nos cinco aeroportos de Londres foi de verdadeiro "caos". Segundo a Reuters, os responsáveis do aeroporto de Heathrow - o maior de Londres, com cerca de 67 milhões de passageiros por ano - informaram que não existiam partidas nem chegadas; em Gatwick diziam que havia partidas mas com atrasos, enquanto em Stansted foi anunciado que as partidas tinham sido suspensas.

O centro de Swanwick tem registado vários problemas técnicos desde que entrou em operação em 2002, seis anos depois do prazo previsto e com um orçamento que duplicou o valor calculado no projeto inicial. 

Em dezembro de 2013, em plena altura de férias do Natal e do Ano Novo uma falha técnica no centro de Swanwick demorou cerca de 12 horas a ser resolvida.