Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

De todos os Presidentes dos EUA, qual é o menos simpático para imprensa? Obama

  • 333

Metade dos jornalistas que responderam ao inquérito da "Politico Magazine" acha que nem Barack Obama nem a mulher, Michelle, gostam da imprensa

Reuters

Para os jornalistas que habitualmente acompanham a Casa Branca, o atual Presidente é o menos amigável com a imprensa, ao contrário de Bill Clinton, tido como o mais simpático. Um inquérito feito pela "Politico Magazine" conclui, no entanto, que é com Obama que mais jornalistas gostariam de ir beber uma cerveja.

O atual Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, é visto como o menos simpático para a imprensa. É essa a opinião de dois terços dos 69 jornalistas que responderam ao inquérito anual da "Politico Magazine", dirigido aos repórteres que habitualmente asseguram a cobertura informativa da Casa Branca.

Os números a que a "Politico Magazine" chegou, com base nas respostas dos jornalistas, mostram que 65% dos inquiridos dizem que Obama é o menos simpático para a imprensa, em comparação com os 11% de George W. Bush. No extremo oposto está Bill Clinton, visto por 33% dos inquiridos como o Presidente mais simpático, e a seguir está George W. Bush (30%).

No entanto, quando questionados sobre com quem é que gostariam de ir beber uma cerveja para ter uma conversa "off-the-record", os jornalistas colocam Obama em primeiro lugar, seguido por Joe Biden, atual vice-presidente, e Bill Clinton, que esteve na Casa Branca entre 1993 e 2001.

A grande maioria dos inquiridos acha que nem com o segundo mandato Obama se tornou mais amigável com os jornalistas. E metade destes acha que nem ele nem a mulher, Michelle Obama, gostam da imprensa.

Sobre a frequência com que conseguem falar com o Presidente, dois terços dos repórteres que fazem a cobertura da Casa Branca dizem nunca ter conseguido fazer-lhe uma pergunta diretamente. Ao mesmo tempo, 58% garantem também que na última semana não falaram com ninguém da Casa Branca que não fosse do gabinete de comunicação da presidência.

Quando chega a hora de comparar o atual Presidente com os anteriores, 16% dos jornalistas acreditam que Obama é mais parecido com Ronald Reagan, que esteve na Casa Branca entre 1981 e 1989, e 14% comparam-no com George W. Bush, o o seu antecessor.

Entre os 69 jornalistas que responderam ao inquérito da "Politico Magazine", 41% acompanham a Casa Branca há menos de cinco anos. A média de idades é de 46 anos e as mulheres estão em menor proporção (28% do total). Metade dos jornalistas inquiridos tem um salário entre 100 mil e 200 mil dólares por ano (ou seja, entre 90 mil e 180 mil euros).