Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Cinco mortos em ataque a restaurante no Mali

  • 333

Um ataque a um restaurante na capital do Mali faz cinco mortos, entre os quais três cidadãos europeus.

Cinco pessoas, entre as quais um cidadão belga e um francês foram mortos a tiro num ataque a um restaurante na capital do Mali, Bamako, confirmou a polícia à AFP.

Uma fonte no hospital Gabriel Toure, para onde foram transportados os feridos, disse este sábado que um terceiro cidadão europeu morreu à chegada ao hospital.

"Este foi um ataque terrorista, apesar de ainda estarmos a aguardar confirmação. Provisoriamente, há quatro mortos - um francês, um belga e dois cidadãos do Mali", confirmou a polícia, antes de ter sido confirmada uma quinta vítima mortal. Um dos mortos é um polícia que passava no local na altura dos disparos.

O atentado ocorreu pouco depois das 00h locais (mesma hora em Portugal) e motivou um reforço da segurança na área, que é uma das mais procuradas pelos expatriados durante a noite.

A embaixada francesa em Bamako lançou, de imediato, um aviso a todos os cidadãos franceses que se encontram na cidade para que tenham cuidado quando sairem de casa. 

Na sexta-feira, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apelou aos grupos armados (Tuaregues) do Mali para que assinem um acordo de paz, aprovado há uma semana na Argélia.

O Governo do Mali assinou o acordo com alguns grupos armados do norte do país, mas a principal aliança rebelde Tuaregue pediu mais tempo.