Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Choque em cadeia causa 37 mortos no Peru

  • 333

O condutor de um dos autocarros envolvidos no acidente seguia com excesso de velocidade. Seis dos feridos foram transportados de helicóptero para o hospital.

Uma colisão entre três autocarros e um camião causou esta segunda-feira pelo menos 37 mortos e 84 feridos em Huarmey, na região nordeste do Peru.

O acidente ocorreu às 4h locais (9h em Lisboa) quando o condutor de um dos autocarros perdeu a direção e foi parar à faixa de rodagem contrária no quilómetro 315 da Panamericana Norte, uma das principais estradas no país, tendo os outros dois autocarros e um camião chocado de seguida em cadeia. 

"O autocarro da empresa Murga Serrano saiu da sua faixa e o impacto foi pior uma vez que seguia uma velocidade de 110 kilómetros por hora quando o máximo permitido era 90", afirmou o comandante dos bombeiros regional, Luis Vidal de Lama, citado pelo jornal "El País". 

Segundo o ministro da Saúde do Peru, Aníbal Velásquez, seis dos feridos foram transportados de helicóptero para o hospital Carrión, enquanto os outros foram levados para a unidade hospitalar de Chimbote. O governante garantiu ainda que será prestado todo o apoio psicológico aos familiares das vítimas.

Segundo a agência EFE, a maioria das vítimas pertenciam à Igreja Aliança Cristã e Missionária do Peru e regressavam de uma atividade em Lima.

Entretanto, o chefe da Policía de Carreteras, Orfiles Bravo, avançou ao jornal local "Expreso" que já foi aberto um inquérito para apurar as causas do acidente.  

Os acidentes rodoviários são frequentes no Peru, tendo-se registado 840 mil na última década. Só no primeiro semestre do ano passado contabilizaram-se mais de 50 mil acidentes que resultaram em 1406 mortos e 29 855 feridos. 

Na origem dos acidentes estão na maior parte das vezes as más condições das estradas, mas também as ultrapassagens mal feitas. Cerca de 3100 pessoas morreram neste tipo de acidentes em 2013, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística e Informática (INEI) do Peru.