Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

China. Homem abre porta de emergência do avião para "apanhar ar"

Assim que a porta de emergência foi aberta, a manga de emergência foi insuflada permitindo resolver a situação a tempo do voo partir à hora prevista.

© OLIVIA HARRIS/Reuters

Um passageiro de uma companhia área chinesa abriu a porta de emergência do avião porque queria "apanhar ar fresco". Este tipo de situação está a tornar-se recorrente na China, o que preocupa as transportadoras aéreas.  

Um homem que viajava de avião pela primeira vez abriu a porta de emergência quando estava prestes a descolar. De acordo com a imprensa local, o passageiro só "queria apanhar ar", não tendo noção do perigo que podia correr.

O passageiro, com cerca de 50 anos, viajava entre Hangzhou a Chengdu, num avião da companhia aérea Xiamen Air. Assim que o homem abriu a porta de emergência, a manga de emergência foi insuflada, permitindo resolver a situação e evitar que o voo sofresse um atraso.

"Já trabalho nisto há tantos anos e é a primeira vez que vejo alguém abrir a porta de emergência", disse um porta-voz da companhia aérea. "Há advertências sobre a saída de emergência e instruções de como a abrir, se for mesmo necessário. No entanto, este passageiro não o fez corretamente", acrescentou.

Este não foi o primeiro caso do género a acontecer na China, o que aumenta a preocupação das transportadoras aéreas. Dias antes, um outro passageiro também terá aberto a porta de emergência, dizendo que "estava com pressa de sair".

Já na semana passada, um voo da AirAsia foi obrigado a voltar para trás porque um passageiro se irritou com uma hospedeira e lhe atirou água a ferver, atrasando o voo em duas horas.

O episódio ficará registado para a posteridade, já que os outros passageiros não perderam tempo a tirar fotografias e a publicá-las nas redes sociais.