Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Casamento gay também vai ser possível no Nebraska

  • 333

Depois do Alabama, chegou a vez do Nebraska. Na próxima semana aumenta para 38 o número de estados norte-americanos onde o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo é permitido.  

O casamento gay já é permitido em 37 dos 50 estados norte-americanos. Dentro de uma semana há mais um estado a juntar-se à lista: o Nebraska. A notícia foi hoje confirmada pela Reuters depois ter sido declarada inconstitucional a lei que não permite a união entre duas pessoas do mesmo sexo naquele estado. 

Joseph Bataillon, o juiz do Supremo Tribunal, ouviu durante toda a semana os argumentos a favor e contra a lei que não permite o casamento gay. Hoje, na sala do tribunal, deu o exemplo de Sally e Susan Waters - as principais impulsionadoras da alteração à lei - que se casaram na Califórnia em 2008 e só em 2010 voltaram às suas raízes, no Nebraska.

Para o juiz, a lei que está em vigor há 15 anos e que só reconhece o casamento como sendo entre uma mulher e um homem é uma "transgressão descarada de igualdade de género e dos direitos do cidadão". No entanto, só no próximo dia 9 de março é que a alteração à lei vai ser oficializada.

O Governo do Nebraska ainda não prestou qualquer declaração. 

A nível nacional, o Supremo Tribunal norte-americano irá pronunciar-se no próximo mês de junho sobre a proibição do casamento homossexual que existe em alguns estados e determinará se esta poderá manter-se ou não nos locais que ainda a defendem.