Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Casal de turistas alemães entrega 875 euros da "sua parte" da dívida à Grécia

  • 333

Getty

O caso teve grande destaque nos media gregos. Turistas fizeram depósito simbólico na autarquia de Náuplia, a primeira capital do país.

O autarca da cidade histórica grega de Náuplia diz que um casal de turistas alemães entrou no seu escritório, esta terça-feira de manhã, afirmando querer compensar a atitude do Governo de Angela Merkel e pagar a sua parte da dívida da Alemanha à Grécia, relativa à ajuda recebida após a II Guerra Mundial, tendo entregue um cheque de 875 euros.  

"O casal escolheu Náuplia simbolicamente, por ter sido a primeira capital da Grécia, no século XIX", refere o autarca Nafplion Dmitris Kotsouros, acrescentando que o dinheiro foi para uma associação local de caridade.  

O casal alemão, Ludwig Zacaro e Nina Lahge, explicou que, pelas suas contas, aquela seria a quantia em dívida por cada alemão, acrescentando que só tinham, contudo, dinheiro para pagar a dívida de um deles, segundo referem as notícias que tiveram grande destaque nos media gregos.  

Durante a ocupação nazi, a Grécia foi obrigada a emprestar 11 mil milhões de euros à Alemanha, o que arruinou a economia do país.   

Segundo dados que circulam em Atenas, o montante de reparações da II Guerra Mundial a que os gregos teriam agora direito é de 162 mil milhões de euros, cerca de metade da atual dívida do país. Dívida que representa 175% do seu Produto Interno Bruto.