Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Casa Branca recebeu envelope com cianeto

  • 333

Agentes dos serviços secretos norte-americanos continuam a tentar descobrir a origem da carta com cianeto enviada para a Casa Branca

Jonathan Ernst/Reuters

Está em curso uma investigação, informam os serviços secretos, que procederão a mais testes para confirmar o resultado inicial.

A Casa Branca recebeu na segunda-feira um envelope com uma substância testada positivamente como cianeto, informaram os serviços secretos norte-americanos. Segundo a agência, a carta será submetida a mais exames para confirmar o resultado.

Afastadas inicialmente as suspeitas da presença de agentes biológicos, a possibilidade de conter cianeto levou à transferência do envelope para novo teste químico.

Não são conhecidos mais pormenores sobre o caso, nomeadamente se o envelope estava endereçado ao Presidente Obama. Apenas foi adiantado que está a decorrer uma investigação.

O cianeto é uma substância extremamente tóxica, considerada como um dos venenos de ação mais rápida e letal.

Nas semanas posteriores aos ataques do 11 de Setembro, várias cartas contendo antrax foram enviadas para jornalistas e a respresentantes oficiais em Washington, incluindo elementos da Casa Branca e membros do Congresso. Cinco pessoas morreram e 17 ficaram doentes, tendo um cientista militar sido acusado. O homem suicidou-se pouco tempo depois, recorda "The New York Times".



Na sequência destes casos, toda a correspondência e encomendas com destino à residência oficial do Presidente norte-americano passaram a ser controladas num local afastado, por questões de segurança.