Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Capriles não reconhece vitória de Maduro na Venezuela

Herdeiro de Hugo Chávez venceu o líder da oposição venezuelana por uma curta margem, o que leva Henrique Capriles a pedir a recontagem dos votos.

O líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, não reconhece a vitória de Nicolás Maduro nas presidenciais e exige a recontagem dos votos, de acordo com o jornal "El País".

O herdeiro de Hugo Chávez venceu por uma margem mínima (50,66% dos votos contra 49,07%), obtendo menos 600 mil votos que a última eleição de Hugo Chávez.

"Hoje, o derrotado é você e o seu Governo, sr. Maduro. Eu não vou lidar com mentiras e corrupção", frisou Capriles no discurso em que pediu a recontagem dos votos.

O líder de oposição ao regime sustenta este pedido nas 3200 irregularidades que diz terem existido durante o processo de voto. "Esta luta não acabou, Venezuela. Eu digo que isso é um tempo até que saibamos a verdade ", insistiu Capriles.

Já Nicolás Maduro, que até aqui era Presidente interino do país, invocou Hugo Chávez no seu discurso de vitória. "É a primeira vez que não é o gigante o candidato, mas deixou o seu filho, que vai mostrar o que ele pode fazer por este país." 

No discuso, Maduro disse ainda não temer uma recontagem dos votos ou uma auditoria ao processo eleitoral.