Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Internacional

Brasil exige explicações dos EUA sobre espionagem

  • 333

Governo brasileiro diz ter recebido com "grave preocupação" a notícia de que o país é um dos alvos prioritários da espionagem dos EUA.

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, diz que já pediu esclarecimentos ao governo norte-americano sobre a espionagem feita ao Brasil.

"O governo brasileiro solicitou esclarecimentos ao governo norte-americano, tanto por intermédio da embaixada do Brasil em Washington, como do embaixador norte-americano no Brasil", declarou Antonio Patriota, após o jornal "O Globo" ter divulgado, no domingo, que o país é um dos alvos prioritários da espionagem feita pela Agência de Segurança Nacional dos EUA.

Segundo o ministro, o Brasil vê com "grave preocupação" essa denúncia, tendo o governo reunido de imediato no Palácio da Alvorada, em Brasília, para discutir o assunto.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, revelou que o governo já acompanhava o caso há algum tempo, mas sublinha que "agora a história muda de patamar." De acordo com o governante, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)  vai investigar se as empresas de telecomunicações do país têm contratos que pressuponham a troca de informações com os EUA.

O Governo de Dilma Rousseff vai propor também a criação de um organismo internacional para regular a rede global de computadores e a melhoria das regras multilaterais sobre a segurança das telecomunicações, para "garantir que a segurança cibernética proteja os direitos dos cidadãos e preserve a soberania de todos os países".