Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Bombas de Boston foram fabricadas com "receita" de uma revista

"Como fazer uma bomba na cozinha da sua mamã" foi o artigo seguido pelos Tsarnaev para fazer as bombas, segundo terá confessado o irmão sobrevivente.

Anabela Natário

Os irmãos suspeitos de terem feito detonar duas bombas no final da Maratona de Boston, matando três pessoas e ferindo 264, terão aprendido a fabricá-las seguindo uma "receita" da "Inspire", uma revista "online" publicada pela Al Qaeda.

Numa conferência conjunta no Congresso Americano, FBI e o departamento de Segurança Interna confirmaram que Tamerlan, de 26 anos, e Dzhokhar Tsarnaev, de 19, fizeram as bombas com base num artigo da revista editada em língua inglesa. E usaram um controlo remoto, igual ao dos carrinhos telecomandados, para fazer detonar os explosivos à distância.

"Ao que tudo indica, construíram a bombas com base na revista 'Inspire', no artigo 'Como fazer uma bomba na cozinha da sua mãe", disse o congressista democrata Dutch Ruppersbergero, membro do comité do Congresso que está a acompanhar o caso. 

Segundo o congressista norte-americano, a informação foi prestada pelo irmão sobrevivente, Debochar Tsarnaev, quando foi interrogado pelas autoridades no hospital onde se encontra internado desde que a polícia o prendeu em Boston, após dois dias de buscas.

O artigo da "Inspire", intitulado "Como fazer uma bomba na cozinha da sua mamã" ("Make a bom in the kitchen of your mom", no original), cuja publicação foi noticiada há dias, sem a ligação feita hoje, pelo jornal norte-americano "USA Today", ensinava o leitor a colocar fragmentos metálicos e material inflamável dentro de uma panela de pressão. 

No aritgo, assiando por The Aq Chef, é ainda aconselhado o uso de luvas para não deixar impressões digitais e um pedido a Alá para o êxito ser garantido.