Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Áustria entrega pasta dos Negócios Estrangeiros a um jovem

Sebastian Kurz tem 27 anos e é o mais novo ministro austríaco de sempre. Críticos apontam falta de experiência.

Sebastian Kurz, de 27 anos, foi hoje nomeado novo ministro austríaco dos Negócios Estrangeiros, tornando-se o mais jovem governante do país.

"É uma nova oportunidade e um grande desafio, tenho consciência disso. Eu e a minha equipa seremos responsáveis pela integração da Europa no futuro e pelos assuntos internacionais. Espero continuar a contar com o vosso apoio", lê-se na página do político no Facebook.

Em 2008, Sebastian Kurz lançou-se na política, como membro do Partido Popular Austríaco (ÖVP), tendo-se candidato a um lugar no Parlamento, que não conseguiu conquistar.Mas um ano mais tarde foi escolhido para liderar a Juventude do ÖVP e, em 2010, tornou-se deputado do Parlamento, em Viena.

Há dois anos foi designado secretário de Estado para a Integração, sob a tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros, cargo que ocupou até agora.

Nascido a 27 de agosto de 1986, em Viena de Áustria, Sebastian Kurz cresceu em Meidling, cidade onde ainda reside. Em 2004, após o exame final da escolaridade obrigatória, cumpriu o serviço militar e ingressou mais tarde no curso de Direito, que não chegou a terminar.

Apesar de não ter sido muito contestado como secretário de Estado para a Integração, os críticos receiam agora que a sua tenra idade e falta de experiência política se reflitam nas novas funções.

Os sociais-democratas e os conservadores austríacos chegaram na quinta-feira a  acordo para a criação de um Governo de "grande coligação", que terá uma dúzia ministérios, metade para cada partido.