Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Aluno mata professor com uma besta em Barcelona

  • 333

A escola está delimitada por um cordão policial

FOTO EPA/Toni Garriga

O atirador está sob custódia escolar. Quatro alunos também ficaram feridos.

Um professor morreu e quatro alunos ficaram feridos esta manhã no Instituto Joan Fuster, situado no bairro de La Sagrera, em Barcelona, quando um estudante os atingiu com disparos de uma besta.

Segundo testemunhas locais, o crime ocorreu às 9h20 (8h20 em Lisboa) depois de um aluno de 13 anos ter sido repreendido pela professora de castelhano por ter chegado atrasado à aula. Irritado, o estudante pegou numa besta e começou a disparar na sala, altura em que o professor da sala ao lado - que estava a substituir uma professora de baixa - se apercebeu do ataque e foi pedir socorro tendo acabado por ser atingido mortalmente no peito pelo menor, segundo o jornal "El Mundo".   

Depois, o aluno também se dirigiu a outra sala tendo atacado um colega com uma arma branca, refere a agência EFE.

Os feridos - que incluem a docente e a filha que também frequentava a escola - são ligeiros e foram atendidos no local pelo Sistema de Emergência Médica (SEM - que corresponde ao INEM em Portugal), enquanto o atirador está sob custódia escolar.

Entretanto, as atividades escolares foram interrompidas no estabelecimento. O presidente da câmara de Barcelona, Xavier Trias, já se dirigiu ao local para acompanhar de perto a situação.

Segundo fontes policiais, o aluno que levou a acabo o ataque já tinha ameaçado matar todos os professores da escola suicidando-se de seguida. O jovem era alvo de um programa dirigido a menores de idade considerados "inimputáveis".

[Atualizada às 11h36]