Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Alpinista filma avalancha no Evereste

  • 333

Vídeo realizado por Jost Kobusch mostra o momento em que, após o terramoto que atingiu o Nepal, uma brutal derrocada de neve atingiu o acampamento dos montanhistas. Pelos menos 18 pessoas morreram.

No início do vídeo, ouve-se alguém chamar a atenção para o facto de o chão estar "a tremer". As imagens mostram um acampamento no monte Evereste e há quem se ria da afirmação, mas escassos segundos depois todos correm para tentar proteger-se da enorme massa de neve que se aproxima, acabando por atingir a zona.

No vídeo realizado pelo alpinista alemão Jost Kobusch, é visível o pânico e o curto espaço de tempo em que tudo acontece, assim como a dimensão da derrocada, que tudo engole.

Os montanhistas filmados eram alguns dos cerca de mil que as autoridades estimam que estivessem a subir a mais alta montanha terrestre no sábado, na altura em que se fez sentir o terramoto no Nepal, cujo número de vítimas mortais ascende já a mais de 3300 pessoas.

A avalanche fez, pelo menos, 18 mortos. Os sobreviventes falam numa sensação semelhante a ver desabar sobre si um prédio de neve equivalente a 15 andares ou a sentir uma explosão nuclear.

Apesar das dificuldades de acesso ao local, no domingo meios aéreos conseguiram resgatar mais de 30 montanhistas presos na montanha.