Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

21 mortos em naufrágio no Haiti

  • 333

Os migrantes pretendiam alcançar a ilha Providenciales. As autoridades afirmam que existem sobreviventes.

Um naufrágio na costa norte do Haiti causou a morte de 21 pessoas, informou um dirigente haitiano.

Um diretor da Proteção Civil do Haiti disse que os migrantes que se encontravam a bordo pretendiam alcançar a ilha Providenciales, do arquipélago vizinho das Turks e Caicos.

A embarcação procurava inverter a marcha depois de encontrar mau tempo, mas naufragou durante a noite de quarta-feira na costa do Haiti.

De acordo com o responsável da Proteção Civil, Alta Jean-Baptiste, os 21 corpos foram encontrados na costa, na cidade de Borgne, a oeste de Cabo Haitiano, a segunda maior cidade daquele país caribenho.

De acordo com as autoridades, existem sobreviventes que foram, contudo, incapazes de facultar informações mais precisas.

No Haiti, um país empobrecido, onde mais de 70% da população vive com menos de dois dólares por dia, os residentes tentam, com frequência, chegar ilegalmente ao arquipélago das Turks e Caicos ou às Bahamas.

As autoridades haitianas tentaram pôr fim ao fluxo de imigrantes ilegais, mas o aumento do desemprego tem levado muitos haitianos, principalmente os jovens, a tentar construir um futuro no exterior.