Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

“Eles gostam muito de mim”. Trump chegou ao Reino Unido

HENRY NICHOLLS/ Reuters

São esperados protestos em Londres ao longo dos dois dias de visita. Autoridades reforçaram medidas de segurança

Donald Trump chegou “a um lugar que, neste momento, está muito quente”. Apesar da sua viagem ao Reino Unido ter sido motivo de alguma polémica e serem esperados protesto, o Presidente norte-americano chegou confiante de que a visita vai correr “bem”. “Eles [os britânicos] gostam muito de mim”, garantiu Trump esta quinta-feira pouco depois de aterrar.

Acho que concordam comigo na imigração. Vemos o que está a acontecer no mundo com a imigração… E acho que foi por isso que o Brexit aconteceu”, disse Trump aos jornalistas, citado pela BBC.

A viagem de Trump não foi longa. Saiu de Bruxelas, a cerca de 350 quilómetros, e pouco passavam das 14h quando chegou a território britânico, onde vai ficar dois dias e reunir-se com a primeira-ministra Theresa May, que deseja chegar a um acordo com os EUA após Brexit. Segundo a BBC, Trump vai ainda encontrar-se com a Rainha Isabel II.

A visita, que está inserida num conjunto de paragens pela Europa, tem sido motivo de alguma polémica e por isso as autoridades reforçaram medidas de segurança. Estão marcadas várias manifestações para os dias em que Trump estará no Reino Unido, sobretudo esta sexta-feira, mas este não só não deverá confrontar-se com quaisquer protestos – incluindo o balão gigante com a sua cara em versão bebé, de fralda e telemóvel na mão, que vai sobrevoar o Parlamento britânico aquando da sua visita ao local.

O balão de seis metros de altura, que segundo os promotores da iniciativa mostra a personalidade “de um bebé zangado com um ego frágil e mãos minúsculas”, foi autorizado pelo presidente da Câmara da capital britânica, Sadiq Khan, depois de ter sido posta a circular uma petição que viria a ser assinada por milhares de pessoas.

A agenda de encontros para os próximos dias 12 e 13 de julho, em que visitará o Reino Unido, inclui várias paragens mas quase todas elas bem distantes da capital britânica.