Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Resgatados 160 migrantes em cinco embarcações no estreito de Gibraltar

A.CARRASCO RAGEL

Os ocupantes das cinco balsas, de origem subsaariana e magrebina, foram entretanto transferidos para o Porto de Tarifa, em Andaluzia

Equipas do Salvamento Marítimo de Espanha resgataram este domingo 160 migrantes que viajavam em cinco balsas em águas do Estreito de Gibraltar e transferiram-nos para o porto de Tarifa, província de Cádis, sul da Andaluzia. Fontes do dispositivo indicaram que desde as primeiras horas da manhã receberam avisos sobre a presença de embarcações nestas águas, alguns provenientes da Guarda Civil.

A.CARRASCO RAGEL

Uma das embarcações mobilizadas para a operação de resgate, a Salvamar Arcturus, localizou as duas primeiras balsas ao início da manhã, respetivamente com dois e com cinco homens de origem subsaariana a bordo. O navio Luz de Mar, também enviado para a zona, localizou ainda durante a manhã duas outras embarcações com um total de 103 pessoas a bordo.

Na primeira viajavam 42 homens e uma mulher de origem magrebina, enquanto na segunda se encontravam 59 homens e uma mulher, também de origem magrebina. A Salvamar Arcturus localizou uma quinta balsa em que viajavam 50 homens de origem subsaariana.

A.CARRASCO RAGEL

Todos os imigrantes resgatados pela Salvamar Arcturus foram desembarcados em Tarifa, enquanto a Luz de Mar prosseguiu as operações no Estreito em busca de novas embarcações. No porto de Tarifa foi ativado o dispositivo de apoio social e de assistência médica da Polícia Nacional, Guarda Civil e Cruz Vermelha.