Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Índia: Partido do Governo perto de conquistar maioria absoluta em estado do sul

Saikat Paul/Pacific Press/LightRocket/Getty Images

Um executivo liderado pelo Partido do Povo Indiano (BJP, na sigla indiana) no estado de Karnataka significará um grande impulso para o primeiro-ministro, Narendra Modi, antes das eleições gerais do próximo ano. A confirmar-se, o resultado será um duro revés para o Partido do Congresso, que tudo fez para derrotar o BJP no estado do sul

O partido que governa a Índia está próximo de uma maioria absoluta num grande estado no sul do país, segundo indicava esta segunda-feira a contagem de votos das eleições de sábado. Um Governo liderado pelo Partido do Povo Indiano (BJP, na sigla indiana) no estado de Karnataka significará um grande impulso para o primeiro-ministro Narendra Modi antes das eleições gerais do próximo ano.

A confirmar-se, o resultado calará as vozes mais críticas que dizem que a popularidade de Modi caiu com a adoção de um imposto nacional sobre vendas e a proibição súbita de notas de grande valor no final de 2016. De acordo com a Comissão Eleitoral da Índia, o BJP, o partido do primeiro-ministro, liderava a contagem com 114 assentos nas eleições para a assembleia estadual, composta por 225 lugares.

À medida que os resultados foram sendo conhecidos, a agência Reuters relata que irromperam celebrações no exterior da sede do BJP em Bengaluru, com apoiantes a gritarem vitória e agitando a bandeira do partido. Ao conseguir o poder em Karnataka, o BJP, que já governa 21 dos 29 estados da Índia, conquista um importante bastião no sul, a juntar-se à sua base eleitoral no norte e no oeste do país.

Atualmente governado pelo Partido do Congresso, Karnataka alberga o centro de tecnologia de Bengaluru e é o primeiro grande estado a eleger uma assembleia este ano, seguindo-se mais três. O resultado será um duro revés para o presidente do partido, Rahul Gandhi, que tudo fez para derrotar o partido de Modi no estado do sul.