Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Começaram as demolições no local de testes nucleares da Coreia do Norte

getty images

Ação já terá tido início, segundo imagens de satélite divulgadas pelo “Guardian”, um mês antes da cimeira Coreia do Norte-EUA, que decorrerá em Singapura

A Coreia do Norte vai convidar oito jornalistas sul-coreanos de uma agência de notícias e de uma emissora de televisão para testemunharem o desmantelamento de um local de testes nucleares, anunciou o Ministério da Unificação da Coreia do Sul.

A ação já terá tido início (e os jornalistas deverão acompanhar a sua finalização, entre 23 e 25 de maio), e enquadra-se na promessa feita pelo regime de Kim Jong-un de descontinuar os testes nucleares. A data escolhida antecede em um mês a cimeira Coreia do Norte-EUA, que decorrerá em Singapura.

Os jornalistas sul-coreanos terão autorização para entrar na Coreia do Norte a partir de um voo de Pequim, estando prevista a presença de outros repórteres estrangeiros, no dia 22 de maio.

Imagens de satélite mostram demolições no local dos testes nucleares

Segundo o “Guardian”, a Coreia do Norte terá começado a desmantelar o local onde se realizam testes nucleares, uma promessa feita pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un antes do encontro previsto com Donald Trump.

A prová-lo estão imagens de satélite recolhidas a 7 de maio. O site 38 North, mantido por antigos diplomatas americanos afirma que aquelas imagens representam “a primeira prova efetiva de que o desmantelamento do local de testes já está em marcha”.

A zona de testes de Punggye-ri, no nordeste do país, foi o ponto de partida dos seis testes nucleares realizados pela Coreia do Norte e fica localizada entre as montanhas. Kim mostrou-se decidido a fechar o complexo depois do encontro histórico com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, no Paralelo 38, a 27 de abril.

As novas imagens divulgadas esta terça-feira mostram que edifícios-chave e vários armazéns foram demolidos e uma linha férrea que fazia a ligação a uma das entradas do complexo foi removida. As escavações para um novo túnel terão sido interrompidas em março.