Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

PR nas pirâmides e com Papa de Alexandria no último dia da visita ao Egito

António Cotrim / Lusa

Durante a sua visita de Estado ao Egito, o PR defendeu o diálogo entre religiões e do respeito pelos direitos humanos. A visita de Estado termina esta sexta-feira com uma reunião com o papa de Alexandria

O Presidente português é esta sexta-feira, por umas horas, turista nas pirâmides de Gizé, no último dia da sua visita de Estado ao Egito, jornada em que também se reúne a sós com Tawadros II, Papa de Alexandria e patriarca da Sede de São Marcos.

Será em frente às pirâmides que Marcelo Rebelo de Sousa fará aos jornalistas um balanço da visita, durante a qual se reuniu com o seu homólogo egípcio, Abdel Fatah al-Sisi.

Depois do encontro dom Tawadros II, Marcelo visita a Igreja Ortodoxa Copta de São Marcos e o último ponto da deslocação ao Cairo será uma homenagem às vítimas do atentado de dezembro de 2016, no memorial que lhe é dedicado.

Durante a manhã, a comitiva presidencial fará ainda visitas ao Museu Egípcio, no Cairo.

Em toda a estada no Egito, o Presidente português foi acompanhado pelo ministro egípcio das Antiguidades, Khaled al-Anani.

Nas suas intervenções, quer no encontro com al-Sisi, quer num debate com estudantes e professores na Universidade de al-Azha, fez a defesa da tolerância religiosa e do diálogo entre religiões e do respeito pelos direitos humanos.