Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Mujica esta semana em Curitiba para apoiar Lula

Brazil Photo Press/Getty Images

Comitiva uruguaia chega ao acampamento dos apoiantes do ex-Presidente Lula da Silva, em Curitiba, para preparar deslocação de Pepe Mujica

Ainda esta semana, Pepe Mujica, o carismático ex-Presidente do Uruguai, deverá deslocar-se ao acampamento dos apoiantes de Lula da Silva, nas imediações do edifício da Polícia Federal, onde o antigo Presidente brasileiro está preso desde sábado.

Nesta terça-feira, três representantes sindicais estiveram no acampamento para preparar a deslocação, que deverá ocorrer até ao fim desta semana e faz parte de uma estratégia de apoio à Lula, que pretende trazer senadores e deputados uruguaios a Curitiba nas próximas semanas.
“Na quarta-feira haverá uma manifestação na porta da embaixada brasileira em Montevideo e, a seguir, Mujica deverá vir a Curitiba.

A data concreta deverá ser decidida esta noite, sempre em articulação com o Partido dos Trabalhadores”, explicou ao Expresso, Gabriel Mazzarovich, um dos três membros da comitiva uruguaia e dirigente dos Partido Comunista daquele país. Além da viagem de Mujica, os uruguaios colocaram-se à disposição da organização do acampamento: “Estamos aqui para o que for preciso”.

  • Estão abertas as audições para Lula da Silva II

    Quem será o próximo “construtor de sonhos” do Brasil? Partindo de uma frase do ex-presidente Lula da Silva - e do princípio que qualquer presidente de qualquer país quer ajudar os seus cidadãos a construir sonhos -, perguntamos: haverá alguém capaz de absorver todo o capital emocional - e eleitoral - de Lula?