Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Coreia do Norte e Coreia do Sul reúnem-se em abril

Encontro acontecerá a 27 de abril, em zona de fronteira. Objetivo: discutir a desnuclearização da península

Os líderes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul vão reunir-se a 27 de abril, em zona de fronteira, para discutir a desnuclearização da península, anunciaram esta quinta-feira altos responsáveis sul-coreanos.

As mesmas fontes adiantaram também que as duas Coreias vão encontrar-se a 4 de abril para uma reunião preparatória na qual vão discutir o protocolo, a segurança e a cobertura jornalística.

A cimeira vai decorrer na Peace House, um pavilhão do lado sul da Zona de Segurança Conjunta.

O anúncio foi feito após uma reunião entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte em Panmunjom, na zona desmilitarizada entre os dois países, destinada a preparar a cimeira, a terceira entre líderes coreanos em seis décadas, em que será discutida a desnuclearização da península.

A delegação sul-coreana na reunião foi liderada por Cho Myoung-gyon, ministro da Unificação, enquanto os norte-coreanos foram representados por Ri Son-gwon, chefe da agência para assuntos intercoreanos.

A cimeira de abril vai anteceder a que Kim Jong-un manterá em maio com o presidente dos EUA, Donald Trump.

Esta reunião de alto nível é a mais recente de uma série de encontros entre os dois países vizinhos, iniciados durante os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang.