Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Detidos dois polícias regionais da Catalunha que acompanhavam Puigdemont

David Ramos/Getty Images

Dois agentes dos Mossos d'Esquadra, que no domingo seguiam no carro com Puigdemont para a Bélgica, foram detidos pela Polícia Nacional espanhola e estão a ser investigados por alegado crime de encobrimento

A Policia Nacional espanhola deteve a meio do dia desta quarta-feira em Barcelona os dois agentes dos Mossos d'Esquadra (polícia regional catalã) que no domingo acompanhavam Carles Puigdemont na sua viagem de carro através da Alemanha para a Bélgica.

Fontes policiais citadas pela agência Efe adiantam que a detenção foi concretizada na sequência de diligências feitas pelo Ministério Público e pela Audiência Nacional sobre um alegado delito de encobrimento.

Os dois agentes dos Mossos d'Esquadra viajavam no mesmo veículo do ex-presidente do governo regional da Catalunha Carles Puigdemont quando este foi preso no domingo pela polícia alemã, depois de atravessar a fronteira vindo da Dinamarca.

A detenção aconteceu na sequência de um mandado de detenção europeu emitido pelo Supremo Tribunal Espanhol.

Carles Puigdemont fugiu em outubro de 2017 para a Bélgica e faz parte de um grupo de 13 separatistas a quem o Supremo Tribunal espanhol acusou de delito de rebelião na sexta-feira da semana passada.