Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Atirador de escola secundária nos EUA morreu

Incidente ocorreu esta manhã numa escola do estado norte-americano do Maryland. Segundo as autoridades locais, há dois feridos e um morto - o atirador

As autoridades do condado de St. Mary, no estado do Maryland, nos EUA, confirmaram que houve um tiroteio no liceu Great Mills esta terça-feira, a cerca de 90 quilómetros de Washington DC, capital dos EUA. A porta-voz do departamento da polícia do condado de St. Mary, Julie Yingling, confirmou que há dois feridos, um rapaz e uma rapariga de 14 e 16 anos, respetivamente, e um morto - o atirador.

O xerife do condado de St. Mary, Tim Cameron, disse, citado pela CNN, que o atirador entrou na escola e disparou num corredor, alvejando os dois feridos. Depois, um agente de segurança da escola reagiu e houve uma troca de tiros com o atirador. Em relação aos feridos, o xerife afirmou que o rapaz encontra-se estável e a rapariga em estado crítico.

A polícia local garantiu, desde o início dos relatos do incidente, que a situação estava “contida” e que os estudantes fechados no liceu iriam ser, depois, transportados para a escola secundária de Leonardtown (a cerca de 20 quilómetros do liceu), como medida de precaução.

Agentes do FBI estão no local para ajudarem nas investigações.

O liceu é frequentado por cerca de 1600 alunos, entre os 14 e os 16 anos.

Jonathan Freese, um estudante no liceu, disse por telefone à CNN que está fechado na escola à espera que as autoridades revistem as salas de aula para que os alunos possam ser levados para a escola secundária de Leonardtown. “Ainda estou um pouco abalado”, desabafou o jovem.

Segundo a CNN, este é o décimo sexto tiroteio em escolas norte-americanas este ano. A violência com armas tem estado no centro do debate político e cívico no país depois de um jovem atirador ter matado 17 pessoas numa escola da Florida.

O incidente acontece quatro dias de um grande protesto contra as armas, a Marcha Pelas Nossas Vidas, organizada por sobreviventes do liceu de Parkland.