Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Vladimir Putin: “Juntos vamos trabalhar em larga escala, em nome da Rússia”

Presidente russo reeleito já discursou em Moscovo, numa praça onde decorriam festejos de celebração do aniversário da anexação da Crimeia

Sem grandes surpresas, Vladimir Putin foi hoje reeleito para o quarto mandato como Presidente da Rússia. “Estamos destinados ao sucesso”, disse Putin, pouco depois de terem sido conhecidas as primeiras projeções eleitorais, que lhe dão mais de 73% dos votos expressos.

O líder russo, no poder desde 2000 (ano em que foi eleito Presidente pela primeira vez, tendo sido primeiro-ministro entre 2008 e 2012), escolheu a praça Manezhnaya, em Moscovo, para o primeiro discurso de vitória.

No mesmo local está a decorrer um concerto de celebração dos quatro anos da anexação da Crimeia, território ucraniano que foi objeto da primeira tomada de território à força, na Europa, desde a II Guerra Mundial. É a primeira vez que a antiga península ucraniana participa em eleições presidenciais russas e, segundo os meios de comunicação russos, a afluência às urnas foi superior aos 60%.

“Vocês são da nossa equipa e eu sou membro da vossa equipa. Todos que hoje votaram são a nossa grande equipa nacional”, exclamou Putin.

O Presidente reeleito (resultado de que nunca houve dúvidas) disse ainda ver nos resultados confiança e esperança do povo de ver continuado o trabalho que tem vindo a ser feito “com a mesma força e responsabilidade e com resultados ainda melhores”. “Juntos vamos trabalhar em larga escala, em nome da Rússia.”