Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Queda de helicóptero turístico em rio de Manhattan faz 5 mortos

Equipas de resgate e salvamento passaram algumas horas, na noite de domingo, à procura de sobreviventes, no East River

Dimitrios Kambouris / Getty Images

Todos os passageiros perderam a vida e apenas o piloto sobreviveu à queda do aparelho no East River, confirmou a polícia de Nova Iorque na madrugada desta segunda-feira

A queda de um helicóptero num dos rios que banham Manhattan, em Nova Iorque, provocou a morte dos cinco passageiros que seguiam a bordo, confirmou o porta-voz da polícia de Nova Iorque, na madrugada desta segunda-feira. Apenas o piloto sobreviveu por ter conseguido libertar-se do interior do aparelho, tendo sido socorrido por uma embarcação que se aproximou do local do acidente, no domingo à noite.

Inicialmente as autoridades informaram que duas pessoas tinham falecido e que os outros três passageiros tinham ficado feridas com gravidade. O balanço de vítimas seria atualizado já depois de o porta-voz do autarca de Nova Iorque ter informado que o Eurocopter AS350, que se despenhou por volta das 19h de domingo (23h em Lisboa), a norte da ilha Roosevelt, estava virado ao contrário no rio East.

A Administração Federal de Aviação (FAA) e a Agência Nacional de Segurança dos Transportes já estão a investigar o incidente. Um vídeo filmado por um cidadão, e publicado no Twitter, mostra um helicóptero vermelho a afundar-se na água e depois a virar-se quando os motores ficam debaixo de água.

O helicóptero, um modelo usado por empresas turísticas, desceu junto à mansão Gracie, a residência oficial do autarca. Várias embarcações foram avistadas a aproximar-se do local para prestar auxílio a eventuais sobreviventes. Testemunhas disseram aos jornalistas que o helicóptero pareceu ficar cheio de água rapidamente. “É água fria. E estava a afundar muito rapidamente”, disse Mary Lee, de 66 anos, ao jornal “New York Post”.

As testemunhas descreveram ver pelo menos uma pessoa a emergir do helicóptero e a agitar as suas mãos no ar pedindo ajuda. Os céus sobre Nova Iorque estão normalmente repletos de helicópteros que transportam turistas, empresários, jornalistas que cobrem o trânsito, equipas médicas e outros, pelo que acidentes como este não são raros.

Um acidente em outubro de 2011, também no East River, provocou a morte de uma mulher britânica que estava em visita à cidade por ocasião do seu 40.º aniversário. Três outros passageiros ficaram feridos.

Um helicóptero num passeio turístico por Manhattan também se despenhou no rio Hudson, em julho de 2007, causando pânico entre as oito pessoas que seguiam a bordo e que acabaram por sobreviver todas sem ferimentos.

Em junho de 2005, dois helicópteros caíram no East River, na mesma semana, com um dos acidentes a causar oito feridos, entre eles alguns executivos do sector da banca. O outro atingiu a água logo após a descolagem num voo turístico, causando ferimentos aos seis turistas e ao piloto.