Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

ONU tem esperança no diálogo entre Coreia do Norte e a Coreia do Sul

Foto ABBAS MOMANI/AFP/Getty Images

“Os últimos desenvolvimentos constituem novos passos para estabelecer as bases para o regresso a um diálogo sincero”, afirmou António Guterres

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse esta terça-feira estar esperançoso nos progressos do diálogo entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul e encorajou os dois países a avançarem com a desnuclearização da península.

Citado pela agência noticiosa Efe, António Guterres, através do porta-voz Stéphane Dujarric, celebrou os acordos entre Seul e Pyongyang, de forma a realizar a cimeira entre os dois líderes, que não acontecia há mais de uma década, com o objetivo de reduzir as tensões militares e discutir a questão das armas nucleares.

O responsável sublinhou a necessidade de "proteger" esse impulso e "tirar proveito das oportunidades disponíveis para encontrar uma solução pacifica".

"Os últimos desenvolvimentos constituem novos passos para estabelecer as bases para o regresso a um diálogo sincero, levando a uma paz sustentável e à desnuclearização da península coreana", afirmou.

António Guterres também reiterou a oferta das Nações Unidas para apoiar os dois governos durante este processo.