Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Embaixada dos EUA na Turquia encerrada por questões de segurança

Edifício da embaixada dos Estados Unidos em Ancara, capital da Turquia

Umit Bektas / Reuters

A missão diplomática norte-americana em Ancara informou que irá permanecer encerrada esta segunda-feira devido a ameaças à segurança, mantendo-se apenas os serviços de emergência

“Evite grandes multidões”, “evite a embaixada”, “mantenha um perfil discreto”. Estas são algumas das recomendações que a embaixada dos Estados Unidos na Turquia divulgou, no seu site, depois de ter anunciado que o edifício, em Ancara, iria estar encerrado ao público, durante o dia de segunda-feira. Em causa estão ameaças à segurança, cujos detalhes não foram especificados.

A embaixada permanecerá encerrada até nova ordem de reabertura e serão apenas mantidos os serviços de emergência e os serviços que possam ser garantidos por via digital.

Paralelamente aos conselhos enumerados anteriormente, a delegação recomendou também que os cidadãos reforcem a sua própria segurança durante visitas a locais turísticos ou sítios com grandes multidões, como centros comerciais.

Em 2013, a embaixada dos EUA em Ancara foi alvo de um ataque terrorista no qual um homem se fez explodir acabando matando um segurança turco. Na altura, o governo da Turquia atribuiu o ataque ao grupo radical de esquerda Frente Revolucionária para a Libertação do Povo.