Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Quatro apresentadores da BBC reduzem o seu salário para combater a desigualdade salarial

DANIEL LEAL-OLIVAS/GETTY

A decisão surge na sequência da demissão da editora da BBC China, Carrie Gracie, após ter descoberto que recebia menos que os seus colegas do sexo masculino em cargos semelhantes

Quatro dos principais apresentadores da emissora pública britânica BBC concordaram em reduzir os seus salários, numa reação à demissão de Carrie Gracie, editora da BBC China.

Gracie dimitiu-se no passado dia 8 de janeiro após ter descoberto que o seu salário era inferior ao dos seus colegas do sexo masculino em cargos semelhantes.

A notícia foi avançada pela própria BBC no seu 'site', revelando também os salários anuais dos apresentadores do canal que recebem mais de 170.000 euros anuais - sendo que dois terços dos apresentadores nessa categoria são homens.

Jeremy Vine, apresentador da Rádio 2 (com um salário superior a £700,000 anuais, 800.000 euros); John Humphrys, principal apresentador do programa "Today" da Rádio 4 (mais de £600,000 anuais, 685.000 euros); Huw Edwards, apresentador do noticiário da BBC News (mais de £550,000 anuais, 630.000 euros) e Nicky Campbell, apresentador da BBC Rádio 5 (mais de £400,000 anuais, 450.000 euros). Estes são, para já, os apresentadores que concordaram com a redução do seu salário.

Ainda não há informações sobre a percentagem exata da redução, mas a BBC garantiu que vai realizar na próxima semana uma auditoria independente, visando a igualdade salarial.

Carrie Gracie, que na altura denunciou numa carta aberta a "cultura salarial secreta e ilegal" da BBC, informou que vai regressar à redação do canal britânico em Londres e que espera vir a ser "paga igualitariamente".

Tony Hall, atual diretor-geral da BBC, já prometeu unir esforços para acabar com as desigualdades salariais no canal até 2020, reforçando que a empresa deve ser "um exemplo daquilo que pode ser alcançado no que diz respeito aos salários, à justiça, ao género e à representatividade".