Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Mariano Rajoy tenciona voltar a candidatar-se nas próximas eleições legislativas

JUAN CARLOS HIDALGO/EPA

O chefe do Governo espanhol considera que o país está a ir “na boa direção” e não está a pensar realizar qualquer remodelação no Executivo

O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, indicou que se apresentaria como candidato se as próximas eleições legislativas, previstas para 2020, se realizassem "hoje", porque o país está a ir "na boa direção".

Numa entrevista à rádio Onda Zero, Mariano Rajoy sublinhou que a decisão final será tomada pelo Partido Popular (direita) que sustenta o Governo minoritário, acrescentando que na sua formação política há muitas pessoas com capacidade para se apresentarem às eleições.
Terá de "ver o partido, ver como evoluem as coisas e na medida como as coisas evoluam, tentarei repetir" a minha candidatura, disse Rajoy.

O chefe do Governo espanhol também afirmou que não está a pensar realizar uma remodelação no Governo ou outras alterações e sublinhou que está continuamente a adaptar-se à situação.
"Não há nenhum Governo que tenha feito tantas reformas", disse Rajoy.

Interrogado sobre se se sente pouco apreciado pela opinião pública, o chefe do Governo respondeu que "depende dos setores" e recordou que nas últimas três últimas eleições o Partido Popular foi o mais votado.

"Se não me sentisse apreciado, imagine os restantes [líderes], pergunte ao senhor [Albert] Rivera [Cidadãos], o senhor [Pedro] Sánchez [Partido Socialista] ou ao senhor [Pablo] Iglesias [Podemos, extrema-esquerda], esses estariam na miséria", disse.

O Governo espanhol é apoiado pelo Partido Popular, o mais votado nas eleições de 2016, mas que é minoritário no parlamento.