Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

27 aprovam passagem à segunda fase das negociações do Brexit

EMMANUEL DUNAND/GETTY

Na reunião desta sexta-feira, sem Theresa May na sala, os líderes europeus aprovaram a passagem à próxima fase, que deverá incluir discussões sobre o período de transição após a saída do Reino Unido e sobre a futura parceria UE/RU

Os 27 líderes europeus - reunidos esta sexta-feira sem a presença da primeira-ministra britânica, Theresa May - seguiram, como previsto, a recomendação da Comissão Europeia e aprovaram a passagem à próxima fase das negociações do Brexit.

No Twitter, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, confirmou a decisão, dando os parabéns a Theresa May

Os chefes de Estado e de Governo consideram que houve progressos suficientes nas negociações sobre os direitos dos cidadãos, a situação irlandesa e a fatura do Brexit. Passam agora para a segunda fase, em que deverão discutir o período transitório de dois anos, após a saída em março de 2019. Durante esse tempo, o Reino Unido deverá continuar no Mercado Único e respeitar as leis europeias, mas não poderá participar na tomada de decisões.

Quanto à futura parceria, os 27 abrem caminho às discussões preparatórias para definir o enquadramento da futura relação, que inclui cooperação económica e luta contra o terrorismo. Mas avisam que essa parceria só pode ser finalizada após o Brexit.