Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Erupção do vulcão Agung obriga ao cancelamento de voos em Bali

Ulet Ifansasti / Getty Images

Dezenas de voos foram cancelados de e para Bali devido à enorme nuvem de cinzas expelida pelo vulão Agung

Dezenas de voos foram cancelados este domingo devido à erupção do vulcão Agung, no nordeste da ilha de Bali, na Indonésia. A enorme nuvem de cinza provocada pela erupção chegou a atingir seis quilómetros de altura, provocando o cancelamento de 28 voos, afetando cerca de dois mil passageiros.

Segundo a agência Reuters, e apesar do alerta para a aviação estar no nível vermelho, o mais alto de uma escala de quatro níveis, o aeroporto internacional de Bali permanece aberto. Segundo a agência de notícias, a nuvem de cinzas começou a deslocar-se para a ilha de Lombok, a sudeste de Bali.

É preciso recuar a 1963 para lembrar a última vez que o Agung esteve em erupção. Nessa altura as cinzas chegariam à capital Jacarta. Em setembro deste ano, o vulcão voltou a entrar em atividade, tendo sido, nessa altura, evacuadas da ilha de Bali cerca de 75 mil pessoas.

Desde outubro deste ano que o nível de alerta tinha baixado para laranja, mas este domingo voltou a subir para o nível máximo. Apesar disso, garante a agência indonésia de vulcanologia citada pela Reuters, "Bali está segura para os turistas".