Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Zimbabwe: partido no poder afasta Mugabe

Há 10 meses, Robert Mugabe e Emmerson Mnangagwa pareciam amigos. Mas, quando Mugabe afastou Mnangagwa, também ditou o seu próprio fim [político]

Philimon Bulawayo /REUTERS

O partido no poder no Zimbabwe nomeou o ex-vice-presidente Emmerson Mnangagwa, que tinha sido demitido pelo ex-Presidente Robert Mugabe há duas semanas. E anuncia que caso Mugabe não se demita, iniciará um processo de destituição

A Zanu, partido no poder no Zimbabwe indigitou como novo Presidente do país o ex-vice-presidente Emmerson Mnangagwa, que tinha sido demitido por Robert Mugabe há duas semanas.

No final da semana passada, Mugabe, 93 anos de idade, no poder há 37, começou a ser contestado, quer nas ruas, quer pelos militares, que o colocaram sob prisão domiciliária.

De primeiro-ministro a Presidente

Com a independência do Zimbabwe em abril de 1980, Robert Mugabe foi nomeado primeiro-ministro do jovem país, assumindo a presidência a 31 de dezembro de 1987.

O seu afastamento parecia ser apenas uma questão de tempo como aconteceu. Andrew Harding, correspondente da BBC em Harare, colocou no twitter este vídeo que ilustra o clima de euforia, depois de anunciado o afastamento de Mugabe

As redes sociais estão a acompanhar o anúncio do afastamento de Robert Mugabe que perdeu o apoio dos militares quando tentou nomear como sucessora a sua mulher Grace, afastando Mnangagwa.

Quem é o novo líder do Zimbabwe?

Emmerson Mnangagwa, 71 anos, é um veterano que combateu com Mugabe contra o regime de minoria branca que dominava a Rodésia do Sul, liderada por Ian Smith.

Este conflito, entre 1964 e 1979, termina com o nascimento do Zimbabwe como país independente.