Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Mugabe já resignou à Presidência do Zimbabwe, diz a Reuters

Robert Mugabe já concordou em abandonar o cargo de Presidente do Zimbabwe. A informação está a ser avançada pela agência Reuters, que cita fonte próxima das negociações que decorrem entre Mugabe e o partido no poder

Robert Mugabe já concordou em abandonar o cargo de Presidente do Zimbabwe. Fonte próxima da Zanu, partido no poder no Zimbabwe, tinha dado 24 horas a Robert Mugabe para resignar ao cargo de Presidente do Zimbabwe. No caso de Mugabe não resignar, a Zanu iniciaria de imediato o processo de destuição do homem que ocupou a presidência do Zimbabwe durante 30 anos.

Segundo a AFP, Mugabe vai falar esta noite ao país na televisão estatal.

Este domingo, o partido no poder indigitou como novo Presidente do país o ex-vice-presidente Emmerson Mnangagwa, que tinha sido demitido por Robert Mugabe há duas semanas.

No final da semana passada, Mugabe, 93 anos de idade, no poder há 37, começou a ser contestado, quer nas ruas, quer pelos militares, que o colocaram sob prisão domiciliária.

Grace e Robert Mugabe à zona de Marondera, em junho último

Grace e Robert Mugabe à zona de Marondera, em junho último

JEKESAI NJIKIZANA /AFP / Getty Images

DE PRIMEIRO-MINISTRO A PRESIDENTE

Com a independência do Zimbabwe em abril de 1980, Robert Mugabe foi nomeado primeiro-ministro do jovem país, assumindo a presidência a 31 de dezembro de 1987.

Teve um papel determinante na luta pela emancipação da sua terra contra o regime de minoria branca que dominava a Rodésia do Sul, liderada por Ian Smith.

Este conflito, entre 1964 e 1979, termina com o nascimento do Zimbabwe como país independente.