Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Estado de saúde de José Eduardo dos Santos agravou-se significativamente

O Expresso sabe que a situação clínica do Presidente de Angola inspira os maiores cuidados. Eduardo dos Santos não participará em qualquer momento da campanha eleitoral

O Presidente de Angola regressou esta semana a Luanda vindo de Barcelona onde se submeteu a vários exames médicos. O seu estado de saúde está a deteriorar-se, pode ler-se em notícias publicadas sábado na página 28 do Expresso e na última.

Logo após ter chegado a Luanda, José Eduardo dos Santos fez aprovar no Parlamento um decreto que coloca sob a sua alçada a nomeação dos mais altos responsáveis pelos serviços de inteligência e da polícia. “Com homens da sua confiança nestas áreas, a estratégia de José Eduardo dos Santos visa amarrar quem vier a substitui-lo”, disse ao Expresso um dirigente do MPLA.

Em vias de abandonar o palácio presidencial, Eduardo dos Santos deverá mudar-se em breve para o Bairro Miramar. Antes disso, pretende passar a gestão de todos os assuntos correntes para o vice-presidente, Manuel Vicente. Este processo deverá estar terminado antes das eleições que, como se sabe, terão lugar a 23 de agosto.

Segundo apurou o Expresso, este processo está a ser acelerado visto que Eduardo dos Santos deverá regressar brevemente a Espanha para tratamento na clínica onde tem sido acompanhado nos últimos anos.