Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Corpo de Dali será exumado para realização de teste de paternidade

AFP

Um juiz ordenou em Madrid a exumação do corpo do falecido pintor surrealista Salvador Dali para obter amostras em um teste de paternidade

Maria Pilar Abel Martínez, nascida em Girona em 1956, afirma ser fruto do caso que a mãe, uma criada, manteve com o pintor Salvador Dali, em 1955

Martínez, taróloga, afalou na situação pela primeira vez há cerca de dois anos. A espanhola afirma que a mâe, Antonia, trabalhou para uma família em Cadaqués, perto de uma das casas do pintor, tendo a ligação acontecido nessa altura. Mais tarde saiu da cidade e casou com outro homem.

De acordo com Martínez, a mãe mencionou várias vezes que ela seria filha de Dali, o que outras pessoas ouviram também . Para ser mais parecida com ele, "a única coisa que sinto falta é um bigode," disse Antonia , citada pelo diário espanhol “El Mundo”.

Na altura do alegado caso, o pintor estaria casado com Gala Dali, considerada a musa de muitos escritores e pintores na época, mas com quem não teve filhos.

Maria Martínez já passou por dois testes de paternidade, ambos em 2007, ainda que nunca tenha recebido os resultados.

O processo que moveu é contra o Estado espanhol, ao qual Dali deixou a sua propriedade. Se o teste de paternidade agora requisitado provar que o pintor é mesmo pai da taróloga, esta poderá usar o seu apelido e ter direito a parte dos seus bens.

O advogado da espanhola diz que ainda não há data marcada para a exumação mas que pode acontecer brevemente. A Fundação Dali não comentou a notícia.

Salvador Dali morreu em Espanha no ano de 1989, com 85 anos. Foi sepultado no teatro e museu que criou na cidade natal de Figueres, na Catalunha.