Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Terramoto de magnitude 6,3 atinge Turquia e Grécia

O terramoto de magnitude 6,3 ocorreu no Mar Egeu e foi sentido nas costas turca e grega, inclusivamente em Istambul e em Atenas, segundo o Instituto Norte-Americano de Geofísica, causando alguns danos na ilha grega de Lesbos, onde as autoridades falam em cerca de 10 feridos

Um terramoto de magnitude 6,3 na escala de Richter foi sentido nas proximidades da costa ocidental da Turquia, divulgou esta tarde o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC).

O sismo aconteceu a 10 quilómetros de profundidade, às 12h28 TMG (13h28 em Lisboa), de acordo com o EMSC.

O terramoto de magnitude 6,3 ocorreu no Mar Egeu e foi sentido nas costas turca e grega, inclusivamente em Istambul e em Atenas, segundo o Instituto Norte-Americano de Geofísica (USGS), causando alguns danos na ilha grega de Lesbos.

"Vários edifícios, antigos e novos, ficaram danificados. Estamos a tentar avaliar os danos", disse o autarca de Plomari - uma cidade ao sul da ilha de Lesbos - à televisão grega ERTTV.

As primeiras imagens mostram vários edifícios danificados ​​e destroços bloqueando ruas em Vrisa, uma comunidade de cerca de 600 pessoas, na zona leste da ilha.

“Decenas de edifícios entraram em colapso e as estradas estão bloqueadas”, afirmou Marios Apostolides, da corporação local de bombeiros, citado pela Reuters. As autoridades locais referem que cerca de 10 pessoas ficaram feridas.

Até ao momento, não houve registo de danos materiais ou pessoas feridas na Turquia.

De acordo com a Agência Turca de Gestão de Emergência (AFAD), duas réplicas de magnitude 4,9 na escala de Richter também foram sentidas.

A Turquia e a Grécia estão localizadas sobre grandes falhas sísmicas e são regularmente abaladas por terramotos.

(Artigo atualizado às 16h44)