Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Comprou o anel por 12 euros e agora deve vendê-lo por mais de 400 mil

JUSTIN TALLIS/GETTY

O proprietário usou o anel durante três décadas sem fazer a mínima ideia que se tratava de um diamante de 26 quilates

Um anel com um diamante de 26 quilates, que foi comprado em Londres por cerca de 12 euros numa feira de artigos em segunda mão, deverá ultrapassar os 400 mil euros no leilão que terá lugar a 7 de junho, anunciou esta segunda-feira a Sotheby.

O proprietário, que optou por não divulgar a sua identidade, usou o anel durante mais de três décadas sem fazer ideia do seu valor.

Quando o adquiriu nos anos 1980, numa feira em que os vendedores expõem os seus artigos pessoais nos seus carros, pensou tratar-se de uma simples peça de bijuteria.

Após um joelheiro lhe ter dito que o anel poderia ter algum valor, acabou por levá-lo há alguns meses até à leiloeira.

O proprietário ficou “incrivelmente entusiasmado” quando descobriu o valor da jóia, “Qualquer pessoa na sua situação ficaria: é uma quantidade de dinheiro suficiente para uma mudança de vida”, referiu Jessica Wyndham, da leiloeira Sotheby, em declarações citadas pela agência France Presse.

A sujidade que acumulara assim como o facto de a jóia ter sido criada no século XIX, tendo recebido um tipo de tratamento diferente daquele que é aplicado atualmente aos diamantes, terá contribuído para que passasse despercebida durante tanto tempo,