Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Jovem indiano constrói satélite mais leve do mundo

Rifarh Shaarook, de 18 anos, é o responsável pela invenção do pequeno satélite, que deverá ser colocado em órbita pela NASA

Com recurso a uma impressora 3D a carbono, Rifarh Shaarook, um jovem indiano de 18 anos, criou um pequeno satélite, considerado o mais leve do mundo.

A invenção foi apresentada no âmbito de uma competição científica organizada pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA). O aparelho tem um peso total de 64 gramas e uma autonomia de apenas 12 minutos. Segundo a BBC, Rifath, que reside na cidade de Tamil Nadu, explicou que desenhou "o satélite completamente do zero".

O projeto arrecadou a vitória na competição, chamada Cubes in Space, pelo que o pequeno satélite deverá ser colocado em órbita pela NASA, em junho, num ambiente de microgravidade; isto é, um ambiente que simula a perda de gravidade e que é usado para a realização de testes com os astronautas, antes de partirem para o espaço.

KalamSat foi o nome dado ao satélite, em homenagem ao antigo presidente da Índia, Abdul Kalam, um pioneiro da indústria aeroespacial do país.

Rifarh Shaarook trabalha agora na Space Kidz India, uma organização com base em Chennai, que promove a educação e a ciência entre as crianças indianas.