Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Trump pediu ao diretor FBI para fechar investigação sobre Michael Flynn

Notícia é adiantada pelo “The New York Times”, com base num memorando escrito pelo ex-diretor do FBI, James Comey. A Casa Branca já desmentiu

O Presidente norte-americano pediu ao diretor da polícia federal (FBI, na sigla em inglês), James Comey, que encerrasse a investigação ao seu anterior assessor de Segurança Nacional, Michael Flynn, revelou o New York Times.

O jornalista Michael Schmidt, que assina o artigo publicado esta terça-feira, adiantou que a fonte é um memorando escrito pelo próprio Comey, pouco depois da reunião, que decorreu na Sala Oval.

Este episódio está a ser considerado a evidência mais óbvia de influência direta que Donald Trump tentou exercer sobre a investigação do Departamento de Justiça e do FBI à investigação sobre as relações entre Flynn e a Federação Russa.

A Casa Branca já desmentiu a notícia do New York Times.

"Apesar de o presidente ter expressado repetidamente o seu entendimento de que o general Flynn é um homem decente, que serviu o protegeu (os EUA), o presidente nunca solicitou a Comey ou a outra pessoa que acabasse qualquer investigação, incluindo qualquer investigação envolvendo o general Flynn", segundo o comunicado da Casa Branca.