Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Macron na tomada de posse: “Os franceses elegeram a esperança e o espírito de conquista”

O novo presidente francês Emmanuel Macron sai do palácio do Eliseu acompanhado por François Hollande, o seu antecessor

PATRICK KOVARIK/REUTERS

Aos 39 anos de idade, Emmanuel Macron tornou-se no oitavo presidente da Vª República Francesa

Emmamuel Macron tomou hoje posse do cargo de Presidente da República de França, tornando-se, com 39 anos, o mais jovem chefe de Estado do país.

No seu primeiro discurso como Presidente francês, Emmanuel Macron destacou que "os franceses elegeram a esperança e o espírito de conquista".

"O mundo e a Europa necessitam hoje, mais do que nunca, de uma França forte e segura do seu destino", que traga a voz da liberdade, que saiba inventar o futuro, afirmou.

O Presidente cessante, François Hollande, já tinha deixado o Palácio do Eliseu, recebendo aplausos dos convidados e dos populares que se encontravam em frente do edifício, depois de ter passado a pasta a Emmanuel Macron.

Depois de um encontro de cerca de uma hora com o anterior Presidente, o novo chefe de Estado acompanhou François Hollande ao automóvel e voltou à entrada do palácio, dando a mão à sua mulher, Brigitte.

  • “Coquette” e “coquine”: eis Brigitte Macron

    Com o novo Presidente, Emmanuel Macron, 39 anos, que tomou posse este domingo, a França volta a ter uma primeira-dama, depois do “interregno” François Hollande. Brigitte é “coquette” e, até, um pouco “coquine”, ou seja vaidosa e sexy. Veste Vuitton, tem 64 anos e é atacada com recurso a clichés sexistas. Este perfil foi publicado no Expresso Diário desta sexta-feira, 12 de maio