Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

10,6 milhões de franceses votaram em Marine Le Pen. Mais do que a população portuguesa

ALAIN JOCARD / GETTY IMAGES

Resultados finais da líder da Frente Nacional apontam para um novo recorde de votação nestas eleições presidenciais francesas de domingo. É mais do que toda a população portuguesa

“Quero agradecer aos 11 milhões de franceses que votaram em mim”, disse Marine Le Pen pouco depois das 19h, quando foram conhecidas as projeções eleitorais que apontavam para a vitória de Emmanuel Macron. Uma votação que a líder da Frente Nacional classificou de "massiva" e "histórica".

Afinal não foram propriamente 11 milhões de franceses – ficaram a faltar 362.817. Mesmo assim, os 10.637.183 eleitores que votaram em Marine nas eleições presidenciais deste domingo deram à candidata da extrema-direita a maior votação de sempre. É mais do que toda a população portuguesa que, segundo os dados mais recentes da Pordata, é hoje de 10.297.795 pessoas.

Trata-se de uma subida consistente que mostra que a Frente Nacional vai progredindo em França, aumentando o número de apoiantes. Na primeira volta destas eleições presidenciais, que se realizaram a 23 de abril, o partido tinha recebido 7.658.990 votos.

Os números não enganam: uma análise do jornal Le Monde mostra que na segunda volta das regionais de 2015 a Frente Nacional 6,8 milhões. Na primeira volta dessas eleições tinha obtido 6 milhões. Em dois anos, são cerca de 4,6 milhões de votos a mais.

Macron acabou por vencer estas eleições com 66,06%, correspondentes a cerca de 20,7 milhões de votos. Marine Le Pen ficou com 33,94%. A abstenção foi de 25,38%.