Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Obama grava um vídeo para deixar uma mensagem ao mundo: votem Macron e “vive la France”

Numa mensagem endereçada aos “meus amigos em França”, o ex-Presidente norte-americano diz que resolveu tomar posição a favor de Emmanuel Macron, o candidato que “apela à esperança das pessoas e não aos seus medos”, tendo em conta “a importância que esta eleição tem”

A escassos três dias da segunda volta das presidenciais francesas e apesar das sondagens colocarem Emmanuel Macron com cerca de 20 pontos de vantagem sobre a líder da extrema-direita Marine Le Pen, o ex-Presidente norte-americano manifestou o seu apoio ao candidato de centro-direita, num vídeo destinado aos “meus amigos em França” divulgado esta quinta-feira na Internet.

“Devido à importância que esta eleição tem também quero que saibam que estou a apoiar Emmanuel Macron para os conduzir por diante. En Marche. Vive la France!”, conclui Barack Obama no final da mensagem apresentada com legendas em francês.

“Eu admirei a campanha que Emmanuel Macron levou a cabo. Ele tomou posição por princípios liberais, ele avançou com uma visão sobre o importante papel que a França tem na Europa e por todo o mundo. E ele está empenhado num futuro melhor para o povo francês. Ele apela à esperança das pessoas e não aos seus medos”, afirma,referindo também que, agora que já está afastado da política, não tenciona envolver-se em muitas eleições, mas neste caso resolveu fazê-lo porque o “sucesso da França interessa ao mundo todo” e por estar “ a torcer pelo seu sucesso”.