Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Assessor de Trump diz que Hitler não usou armas químicas

Alex Wong/GETTY

A afirmação foi feita em declarações aos jornalistas, quando Sean Spicer criticou a Rússia por atacar o regime sírio, tendo em conta o ataque com gás Sarin da semana passada

O assessor de imprensa da Casa Branca, Sean Spicer, tornou-se alvo de uma série de criticas nas redes sociais após ter declarado que mesmo Adolf Hitler não usou armas químicas.

“Nós não usámos armas químicas na Segunda Guerra Mundial. Mesmo alguém tão desprezível como Hitler não desceu ao nível de usar armas químicas. De modo que se vocês fossem a Rússia, teriam de se perguntar, ‘é este um país e um regime com o qual querem alinhar?’”, afirmou durante nas declarações aos jornalistas em que condenava o apoio de Moscovo ao regime de Bashar al-Assad, após o ataque com gás Sarin ocorrido na semana passada numa zona da Síria controlada pelos rebeldes.

A alusão a Hitler foi ouvida com enorme perplexidade, tendo em conta a sobejamente conhecida utilização das câmaras de gás nos campos de concentração nazis durante a Segunda Guerra Mundial.

O que levou um jornalista a questionar: “‘Hitler não desceu ao ponto de usar armas químicas’ O que quer dizer com isso?”

O assessor tentou depois retratar-se, dizendo: “Quando se chega ao gás Sarin, não houve nenhum, ele não usou o gás sobre o seu próprio povo da mesma forma que Assad está a fazer”.