Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Paquistão vai construir vedação para impedir entrada de talibãs afegãos

Vista da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão na localida paquistan esa de Chaman

AKHTER GULFAM / EPA

A decisão está a ser criticada por Cabul e teme-se o agravar das tensões entre os dois países, mas as barreiras começaram já a ser levantadas

O Paquistão vai construir uma vedação ao longo da sua fronteira com o Afeganistão, de forma a impedir a circulação de combatentes talibãs. A decisão está a ser fortemente criticada por Cabul, mas as barreiras começaram já a ser levantadas.

“Uma fronteira melhor administrada, segura e pacífica é do interesse mútuo de ambos os países irmãos que fizeram sacrifícios enormes na guerra contra o terrorismo”, afirma em comunicado o chefe do Exército paquistanês, General Qamar Bajwa.

Separados por uma fronteira de 2400 quilómetros, os dois países acusam-se mutuamente em relação a dar abrigo a talibãs, para dar cobertura a ataques transfronteiriços.

O levantamento da vedação é temido como mais um motivo para agravar as tensões entre o Paquistão e seu vizinho do nordeste. A medida acontece numa altura em que se têm sucedido ataques terroristas. Mais de 100 pessoas morreram em solo paquistanês nas últimas semanas.