Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Ministro do Interior francês anuncia demissão

YOAN VALAT/ EPA

Le Roux demitiu-se devido a uma investigação preliminar sobre os empregos no parlamento das suas duas filhas adolescentes

O ministro do Interior francês, Bruno Le Roux, anunciou esta terça-feira a demissão devido a uma investigação preliminar sobre os empregos no parlamento das suas duas filhas adolescentes, mas afirmou a sua "honestidade".

A Presidência da República anunciou em simultâneo a sua substituição pelo atual secretário de Estado para o Comércio Externo, Mathias Fekl.

O ex-ministro insistiu que não existe qualquer irregularidade na contratação das suas duas filhas, mas justificou a sua decisão por respeito pelo Governo e permitir ao Ministério do Interior que prossiga o combate ao terrorismo e a outros desafios de segurança.

Le Roux disse que os contratos de trabalho estão em conformidade "com as regras judiciais da Assembleia Nacional" e "tudo corresponde a trabalho que foi efetivamente realizado".

O anúncio da sua demissão surge um dia após uma reportagem televisiva acerca dos empregos temporários no parlamento das suas filhas, e dois meses após uma investigação similar ter prejudicado seriamente a candidatura presidencial do conservador François Fillon.